terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quadriologia de Lecter


Trabalho de Portugues
Saga do Dr. Hannibal, O canibal Lecter

Autor: Thomas Harris
Editora: Record
Título: Coleção Hannibal Lecter

Livro 1: Dragão Vermelho (1981)
Dragão Vermelho é a história de um agente do FBI, especializado em serial killers. Ele entra em colapso após a caçada a um psicopata extremamente perigoso. Mas seus serviços são novamente requisitados quando um serial killer começa a matar famílias inteiras, quebrando espelhos da casa e colocando os cacos diretamente nos olhos das vitímas. E para resolver esse caso, ele conta, a contra gosto, com a ajuda de um de seus maiores inimigos, o psiquiatra sociopata, o doutor Hannibal Lecter.

Livro 2: O Silêncio dos Inocentes (1988)
Este romance ganhou fama internacional ao ser filmado pelo diretor Jonathan Dame e estrelado por Anthony Hopkins (no papel de Hannibal Lecter, o psicopata canibal) e Jodie Foster (no papel da agente Clarice Starling, do FBI). O psicopata tem de ajudar a agente do FBI na caça de um serial killer que tira a pele das pessoase come seus órgãos.

Livro 3: Hannibal (1999)
A continuação de O Silêncio dos Inocentes começa sete anos depois que o famigerado e brilhante Dr. Hannibal Lecter, o canibal, fugiu dos EUA para o Brasil, de onde seguiu para Florença, na Itália. Lá, fazendo-se passar por um mestre de artes no Palazzo Caponi, Lecter sabe que tanto o FBI como uma de suas ex-vítimas estão bufando no seu encalço.

Livro 4: Hannibal – A Origem do Mal (2006)
Hannibal Lecter é um dos personagens mais perturbadores da literatura. O rosto do psicopata escondido por trás da máscara, imortalizado nas telas por Anthony Hopkins, habita a imaginação de muitos leitores. E agora, ele está de volta. Em Hannibal: a Origem do Mal, Thomas Harris nos apresenta a infância de Lecter na Lituânia, passando por sua adolescência conturbada na França até chegar aos primeiros crimes do famoso psicopata canibal.

Hannibal A Origem do Mal - Thomas Harris
"Ele parou diante de uma tapeçaria chamada “O Sacrifício de Isaque” e olhou-a por um longo tempo. [...]
Ele deixou cair o canto da tapeçaria e Abraão estremeceu, segurando a garganta retesada de seu filho, o anjo estendendo a mão para deter a faca.
— Acha que Deus pretendia comer Isaque, e por isso disse a Abraão para matá-lo? — perguntou Hannibal.
— Não, Hannibal. Claro que não. O anjo intervém a tempo.
— Nem sempre — disse Hannibal."


Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você.” (Friedrich Nietzsche)


                                                                        Hannibal- A Origem do mal       Resumo...


Hannibal Lecter é o famoso serial killer, psicólogo e canibal, aclamado tanto na literatura quando nos cinemas, com a ótima interpretação de Anthony Hopkins. Ele é frio, calculista e tem a habilidade de fazer jogos psicológicos com as pessoas para confundi-las como, por exemplo, com Clarice Starling em O Silêncio dos Inocentes. Nesta obra Thomas Harris explora as causas de um passado que interfere uma vida toda de uma pessoa.

A guerra sempre muda várias vidas, e raramente pra melhor, e com Hannibal não foi diferente. Ele era uma criança comum, com um notável nível de inteligência, mas a guerra mudou tudo o tornando em um monstro.

"O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar a sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro." Inspetor Popil (pag. 302)

 Hannibal sofreu com a guerra que resultou em muitos traumas e conseqüências, como, por exemplo, o fato dele não conseguir falar depois do que presenciou, embora os fatos estejam fragmentados em suas memórias. Mas agora Hannibal é um monstro que quer se vingar e descobrir sua origem e que só consegue controlar seus demônios internos com sangue e carne humana.

Como neste livro Hannibal é uma personagem em desenvolvimento, não é muito nítida a assimilação do jovem Hannibal com o Hannibal dos livros anteriores, mas no fim do livro essa assimilação fica mais clara.

Thomas Harris conduz a narrativa de um modo diferente de O Silêncio dos Inocentes, mas mesmo assim, é de uma forma plausível. Ele usa vários modos para tentar nos mostrar a Origem do Mal de Hannibal, mostrando umas das possíveis respostas para a pergunta “Porque as pessoas se tornam assassinas?”

O livro foi publicado sete anos depois de Hannibal (1999), a demora pode ser explicada pelo fato de o autor não ter a intenção de escrever este livro, escrevendo-o apenas porque a origem de Hannibal seria explorada com ou sem o envolvimento do autor, devido ao sucesso conquistado pelo serial killer.

O livro geralmente recebe duas reações: ou eles gostam ou eles detestam. Há um maior fascínio em não saber o que levou uma pessoa a se tornar um assassino, e por isso, antes da publicação deste livro, os fãs devem ter pensado inúmeras possibilidades para a Origem de Hannibal, e o livro não alcançou suas expectativas. Porém conhecer a origem de Hannibal descrita neste livro pode ser gratificante e surpreendente para os fãs , já que o criador de Hannibal é a melhor pessoa para descrevê-lo, e Thomas Harris tem um domínio nessa narração bem convincente.

A leitura de Hannibal A Origem do Mal não interfere no entendimento de quem só leu os três livros anteriores, ela é mais uma extensão pra quem gosta do Dr. Lecter, e quem gosta mesmo deve ler esse livro quando tiver a oportunidade.

                                                                                                Pensamentos e análise do Livro...

E essa leitura não foi pra mim nem um pouco fácil. Não me entendam mal. O livro é extremamente bem escrito e tem uma estrutura muito bem montada. A minha grande dificuldade foi saber e lembrar a todo o momento que Hannibal foi um dia uma criança. E é a imagem desta criança que me acompanhou durante toda a leitura.

O que eu faria, como me sentiria, quem eu seria hoje se tivesse passado pelas mesmas situações que Hannibal passou? Se ao longo da minha infância eu tivesse acumulado traumas ao ponto de não conseguir falar? Se eu perdesse tudo o que tinha sem ao menos uma justificativa plausível e evidente? Será que eu sobreviveria?

Ele sobreviveu pelo menos uma parte dele. A pior parte.

Por conta dos seus graves traumas de infância Hannibal Lecter transformou-se neste perigoso e tão temido psicopata. Hannibal é movido por um intenso e poderoso desejo vingança o que o torna ainda mais frio e calculista. Apesar de ter a consciência dos horrores cometidos por ele não consigo sentir nada além de pena. Pena por ele ter passado pelo que passou pena por não conseguir superar os seus traumas e pena por ter se transformado num monstro. O que mais fiz durante "Hannibal: A Origem do mal" foi tentar imaginar como ele seria se não passasse pela guerra.

Afinal, quem é Hannibal Lecter? Ele pode ser considerado como ser humano? Não sei o que ele é. Sei o que um dia ele foi.

Neste livro é nos apresentado a mais pura forma de amor e a forma mais cruel de ódio e desespero. Quando pegarem este livro, peço que tentem enxergar além dos personagens e seus atos. Quero que tentem enxergar os sentimentos através das palavras e como eles se transformam abruptamente em sensações totalmente diferentes.

O monstro também ama, o monstro também sofre, o monstro também se desespera. O monstro lembra, pensa, chora e se cala. O monstro é genial, é perspicaz, é ágil e sagaz. É um monstro de fato, mas carrega lembranças de quando não era.

É, eu sei quem ele é. É um homem, que carrega em si todas as sensações, medos e frustrações que nós carregamos. É muito fácil para qualquer pessoa que seja julgá-lo quando não passamos pelas mesmas situações. O que Hannibal faz é algo imperdoável, lastimável e injustificável. Mas nenhum de nós sequer imaginou o que faríamos no seu lugar. Portanto tentem conhecer esta história ao passo que ela vai sendo narrada, sem julgamentos precipitados e tenham em mente que não é uma leitura fácil e nem agradável. A não ser que consiga concentrar-se apenas nos métodos de Hannibal e no suspense contido no livro.

Apesar dos apesares é um livro que vale muito a pena ser lido. É sensacional!

O livro possui uma linguagem meramente rebuscada e riquíssima em detahes históricos e culturais principalmente dos países como Lituânia e França.
Enfim, para quem gostou do filme e do livro O silêncio dos inocentes, irá entender a origem de tanta atrocidade e "romantismo" que circundam às estórias do Doutor Hannibal Lecter

2 comentários:

  1. Olá. Você ainda continua com esse blog? Dei uma lida nas suas postagens e gostaria de dizer que consigo entender muito do que você falou: Solidão, tristeza, desespero, sorrisos falsos... Se você ler algumas coisas das quais escrevo, pode ser que identifique-se com algumas, também.

    Espero que você esteja melhor...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... continuo com o blog sim; só ando sem tempo para postar o que ando escrevendo...

      Vou dar uma olhada no seu blog cara ;)

      e obrigado estou muito melhor.

      Um beijo

      Excluir